top of page

Efeitos na Saúde

A inalação do solvente é a mais frequente via de exposição, daí a importância de se proceder a uma boa ventilação dos locais onde é manuseado.

  • Exposição aguda

Probabilidade de toxicidade aguda é baixa

  • Sinais e Sintomas a ter em atenção

Exposições ao PCE a concentrações de 200 ppm ou mais estão associadas a  tonturas, confusão, dor de cabeça, náuseas, irritação dos olhos e mucosas.

 

Exposições prolongadas a concentrações elevadas (>1.500 ppm) podem levar à perda de consciência e eventualmente à morte por depressão respiratória.

 

Fonte: European Chlorinated Solvent Association (ECSA). 2015. Health Profile on Perchloroethylene. Disponível em: http://www.chlorinated-solvents.eu/images/Documents/Publications/2015/Health_Profiles_2015/Health%20Profile%20PER%20December%202015.pdf (acedido a 22/05/2016)

 

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo 2015/2016 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt) do Laboratório de Toxicologia da FFUP (www.ff.up.pt/toxicologia/)
bottom of page